Ao longo da vida, realizamos inúmeros exames laboratoriais e, muitas vezes, não sabemos para que serve cada um.
Por isso, desta vez, queremos falar sobre os exames mais indicados para analisar se o sistema gastrointestinal está saudável.
O exame mais solicitado para analisar a saúde o intestino e todo o sistema digestório é o de fezes. Nesse caso, é preciso colher uma amostra fecal, armazená-la em recipiente e entregar no laboratório, que irá analisar a amostra. O exame identifica possíveis condições que podem não ser visíveis a olho nu ou apresentar sintomas, como o caso de sangue nas fezes.
Os principais exames laboratoriais para o intestino são:
Coprocultura: exame bacteriológico das fezes para diagnosticar infecções bacterianas.
Sangue oculto: avalia se há sangue nas fezes, sintoma que pode ser indicativo de diversas doenças como úlceras, colite, câncer, entre outros. É um exame laboratorial importante, pois o sangue pode passar despercebido a olho nu.
Leucócitos fecais: analisa se a quantidade de leucócitos fecais está aumentada, o que pode ser um indicativo de inflamações do trato intestinal ou de processo infeccioso.
Exame parasitológico das fezes (EPF): é destinado para detectar a presença de vermes no intestino, assim como identifica os tipos de parasitoses intestinais.
Agora que você já conhece os principais exames para cuidar do intestino, agende o seu conosco.
Cuidar da sua saúde é Viver Bem!