Estamos no mês mundial de combate ao diabetes. Por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre essa doença que atinge 13 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Anualmente, a quantidade de pessoas acometidas pela condição cresce.
A doença é muito séria e pode estar associada a fatores genéticos. No entanto, na maior parte dos casos, hábitos saudáveis impedem o surgimento da enfermidade.
O diagnóstico precoce da doença e o tratamento são fundamentais para evitar que o quadro evolua e se complique, independentemente dos fatores que levaram ao desenvolvimento do quadro.
Por isso, é importante saber:
O que é diabetes mellitus?
A insulina é um hormônio responsável por regular a taxa de glicose no sangue. O diabetes mellitus representa a deficiência da produção dessa substância ou a resistência à sua ação. Ela pode ser total ou parcial e surgir por fatores genéticos, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo ou condições como a obesidade.
Quando o organismo apresenta um descontrole na glicose, a quantidade da substância no sangue pode se tornar elevada, o que causa danos aos vasos sanguíneos. Em curto e longo prazos, esse processo tem potencial para trazer diversas complicações graves ao paciente.
Tipos de diabetes
Existem tipos diferentes de diabetes mellitus, e os mais comuns são chamados de “diabetes tipo 1” e “diabetes tipo 2”.
Diabetes tipo 1
É a categoria com menor incidência, representando cerca de 10% dos casos. Essa condição apresenta uma deficiência absoluta de insulina no pâncreas, desregulando a glicose no sangue. Esse tipo de diabetes tem influência genética e, por isso, é a condição que mais recebe diagnósticos na infância e na adolescência.
Diabetes tipo 2
Representa maior incidência em diagnósticos e geralmente se desenvolve por dois motivos. No primeiro deles, o pâncreas consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, mas o organismo não é capaz de utilizá-la da forma necessária.
Por outro lado, em alguns casos o órgão não consegue produzir quantidades suficientes de insulina para regular de modo satisfatório a glicose no sangue.
O diabetes tipo 2 afeta o organismo progressivamente, sendo possível ser detectado por meio de exames, ainda na fase chamada de “pré-diabetes”.
Há ainda o diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez.
Existem prevenção?
No diabetes tipo 1, que está associado a questões genéticas, o trabalho de prevenção é mais difícil, mas no tipo 2, alguns fatores podem retardar a evolução da doença.
Hábitos mais saudáveis, principalmente relacionados à alimentação, melhoram a qualidade de vida e previnem contra o diabetes. Existem, no entanto, alguns fatores de risco, como obesidade, hipertensão, doença renal crônica, colesterol alto ou alteração na taxa de triglicerídeos.
Alguns sintomas
O diabetes mellitus é uma doença que muitas vezes é silenciosa. No entanto, a doença pode causar alguns sintomas que ajudam no diagnóstico.
- Necessidade e urgência para urinar com frequência.
- Sede excessiva
- Perda de peso
- Aumento do apetite
- Visão embaçada
- Fraqueza
- Fadiga
- Mudanças de humor
-Náuseas e vômitos
Agora que você já sabe mais sobre a diabetes, agende seus exames no Vitaclin.